Furacão Milton Devasta a Flórida, Causando Danos e Inundações
- lucianommossmann
- 10 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Tempestade foi rebaixada para categoria 1, mas ainda provoca destruição significativa10 de outubro de 2024
O furacão Milton atingiu a Flórida na noite de quarta-feira (9/10) e na madrugada desta quinta-feira (10/10), trazendo consigo tornados, inundações e a ameaça de novas tempestades ao sul dos Estados Unidos.
O governador da Flórida, Ron DeSantis, informou que cerca de 125 casas, principalmente pré-fabricadas, foram completamente destruídas. Mais de 2,6 milhões de residências e negócios estão sem energia elétrica, e várias mortes foram relatadas na costa do Atlântico, embora o número exato ainda não tenha sido confirmado.
Milton, que chegou a ser um furacão de categoria cinco, foi rebaixado para categoria 1, mas continua causando estragos consideráveis. Este evento se segue ao devastador furacão Helene, que deixou ao menos 225 mortos em diversos estados, incluindo a Flórida.
Os serviços de emergência alertam que a situação é extremamente perigosa e a resposta a alguns pedidos de ajuda está sendo comprometida.
Impacto na Flórida
Mais de 2,6 milhões de casas e empresas na Flórida estão sem energia, com aproximadamente 70 mil afetados na Carolina do Norte e 37 mil na Geórgia. O furacão também gerou tornados, incluindo um que cruzou a rodovia interestadual Alligator Alley.
Na costa atlântica, a polícia confirmou várias mortes em um resort de lazer após a passagem de múltiplos tornados em um curto espaço de tempo. Antes da chegada do furacão, as autoridades mobilizaram quase 10 mil membros da Guarda Nacional e prepararam milhões de pacotes de refeições e água para distribuição.
Na cidade de St. Petersburg, no litoral oeste da Flórida, a população enfrenta falta de água potável, pois o sistema de abastecimento foi desligado devido aos danos causados pelo furacão. As autoridades orientam os moradores a ferver a água antes de consumi-la.
Danos significativos também foram registrados em estruturas, como o estádio de beisebol Tropicana Field, que teve partes de seu teto arrancadas quando ventos de 205 km/h atingiram a região. O estádio estava servindo como abrigo para socorristas, mas não há relatos de feridos.
Alerta Máximo
A área metropolitana de Tampa Bay, que abriga três milhões de habitantes, entrou em estado de alerta máximo. Milhões de pessoas foram evacuadas de áreas de risco, e as autoridades alertam que não obedecer a essas ordens pode resultar em tragédias.
O presidente americano Joe Biden enfatizou que a situação é "uma questão de vida ou morte" e o governador DeSantis anunciou a preparação de abrigos em zonas seguras para atender os moradores.
Longas filas se formaram em postos de gasolina, enquanto o abastecimento começou a escassear. DeSantis garantiu que o combustível está sendo transportado para as estações e que foram instaladas estações de recarga para veículos elétricos ao longo das rotas de evacuação.
Menos de duas semanas atrás, o furacão Helene, a tempestade mais mortal desde o Katrina em 2005, devastou o sudeste dos EUA, deixando centenas de desaparecidos e causando a morte de pelo menos 225 pessoas.
O Centro Nacional de Furacões alertou a população para se preparar para ventos fortes, chuvas torrenciais, inundações repentinas e marés de tempestade, enquanto os esforços de limpeza após Helene podem levar anos. Até agora, quase 140 milhões de dólares em assistência federal foram aprovados.
Comments