Elon Musk provoca Moraes após X voltar a funcionar no Brasil
- lucianommossmann
- 18 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Nesta quarta-feira (18), Elon Musk, dono da rede social X (antigo Twitter), provocou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, após o X voltar a funcionar para usuários brasileiros, mesmo com a suspensão da plataforma ainda em vigor.
Em sua conta oficial no X, Musk adaptou uma conhecida frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke, que dizia: "Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia". Musk, no entanto, escreveu:
"Qualquer magia suficientemente avançada é indistinguível da tecnologia."
A frase foi vista como uma provocação direta ao ministro, responsável pela ordem de bloqueio do X no Brasil desde o dia 30 de agosto. A decisão havia sido tomada depois que a empresa de Musk se recusou a nomear um representante legal no país, conforme solicitado pelo magistrado.
Como o X voltou a funcionar no Brasil?
Segundo informações divulgadas, uma modificação no registro dos servidores do X possibilitou que usuários brasileiros voltassem a acessar a rede social, mesmo com o bloqueio imposto. De acordo com o jornal O Globo, Musk teria contratado sistemas que agem como um "escudo" contra bloqueios, permitindo o funcionamento da plataforma. Uma das empresas envolvidas nessa operação seria a Cloudflare, que também presta serviços para instituições financeiras no Brasil.
Repercussão
A volta do X no Brasil gerou repercussão, especialmente entre os usuários da rede social, que começaram a comentar sobre o retorno do acesso. A provocação de Musk adiciona mais um capítulo às tensões entre a plataforma e as autoridades brasileiras, especialmente em um momento delicado de regulação das grandes empresas de tecnologia.
Comentarios